Gatilhos Mentais – Dicas de Marketing 01

Gatilhos Mentais – Dicas de Marketing 01

Como prometido, estou começando com esse post as dicas relacionadas a marketing para que usemos para vender nossos produtos e criações.

Começando hoje com gatilhos mentais.

O que são gatilhos mentais?

Gatilhos mentais são mecanismos (situações ou coisas) que disparam determinadas ações no ser humano, eles estão relacionados com aspectos instintivos, emocionais e sociais presente na mente. Todos nós temos programas instintivos em nossa mente que regem a maior parte de nossas ações no dia a dia na tomada de decisão.

Muitas das decisões que o nosso cérebro toma são no piloto automático para evitar o nosso esgotamento diante de tantas escolhas. Pois temos que tomar todos os dias até 35.000 decisões. Muita coisa não? Isso vai desde a roupa que vestir, ao que comer, descer a calçada ou não…

Exemplos de alguns gatilhos mentais:

Gatilho Mental da Escassez 

Vemos esse gatilho em ação sempre que rola um feriado e as pessoas correm ao supermercado para abastecer a dispensa, mesmo muitas vezes sem precisar, elas são movida pelo gatilho da escassez, diante de um dia que o mercado não vai abrir ou uma viagem que vão fazer para um local que seja difícil de obter determinados produtos, a sua mente as empurrando para comprar com medo de ficarem sem alimento, remédio, etc

Gatilho Mental Autoridade 

Quando as pessoas reconhecem em você autoridade sobre certo assunto elas tendem a te seguir e aceitar as suas sugestões.  Vamos a um exemplo bem simples e hipotético: você precisa fazer uma cirurgia estética e na sua frente mostram-se alguns especialistas e no meio dele esta o Ivo Pitanguy¹, quem você escolheria?

¹ Em 2008, New York Magazine se referiu a ele como “o rei da cirurgia plástica”. A revista alemã Der Spiegel, uma vez o chamou de “Michelangelo do bisturi”. Em seu obituário, The New York Times disse que durante o “século 20, talvez apenas dois brasileiros – Pelé, a estrela de futebol, e Carmen Miranda, a lendária atriz e cantora – fossem mais conhecidos internacionalmente” do que Ivo Pitanguy (fonte: Wikipedia )

Gatilho Mental Antecipação

Um exemplo disso é quando assistimos o trailer de um filme. O modo como o diretor coloca as cenas, do início ao fim do trailer, além da música, faz com que o espectador, fã do ator ou do estilo do filme ou do diretor, fique ansioso para que chegue logo o lançamento do mesmo para poder assistir.

Gatilho Mental  Reciprocidade

Quando você dá algo de valor as pessoas elas tendem a querer retribuir.  Vamos pensar numa coisa simples, chega seu aniversário e alguém de suas amizades liga pra você parabenizando e te convida para jantar e comemorar,  você com toda certeza vai ficar bem tentado em se lembrar e fazer algo de bom no aniversário desse amigo.

Existem vários gatilhos mentais a medida que formos dando as dicas falaremos sobre alguns direcionando sempre para nosso tipo de trabalho criativo e artesanal.
Até a próxima!

O primeiro post desta série de dicas de marketing esta aqui: Quer aprender a promover seus produtos na internet?

 

 

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.